sexta-feira, 16 de abril de 2010

Biografia V

        Estou tão imerso em minhas leituras e nas dificuldades com as mesmas que acabo por deixar meu compromisso com o Projeto Compreender Hannah Arendt em segundo plano. Peço desculpas aos leitores e tomei a decisão de fazer uma mudança no seguinte sentido: farei três postagens que contenham a biografia e outra somente com o comentário sobre um texto. Ou seja, nas próximas três postagens teremos somente biografia. Aguardo sugestões, reclamações, questões!

I – Biografia IV

         Hannah Arendt é quem rompe com a relação dela e Heidegger, os motivos não sabemos ao certo. Ele não acredita que ela realmente faça isso. Temos somente a versão dele dos fatos que levaram ao rompimento. Sabemos que depois de oficializado o rompimento, Hannah sai de Marburg e parte para Freiburg na primavera de 1926 e terá aulas com Edmund Husserl e guardará deste, para toda sua vida, um rigor filosófico inquestionável. Após Husserl será com seu amigo Karl Jaspers que Hannah participará de seminários. Mantém ainda contato cativo com Hans Jonas, amigo e confidente.
        Karls Jaspers e Martin Heidegger são amigo, e mesmo depois da queda do nazismo, manterão contato, mesmo que estremecidos pela posição anti-semita de Heidegger. Jaspers já conta com quarenta e três anos e Hannah apenas vinte e três. Certamente foi por indicação de Heidegger que Hannah contata Jaspers. Em Heidelberg Heidegger sente saudades e manda uma carta pedindo um encontro na Suíça. Se ela recebeu a carta, não sabemos. Mas, sabe-se que a reconciliação não aconteceu.
       Ser e Tempo é publicado e claro, a academia de agita com as teses expostas nele. Mas mesmo assim, com toda a agitação, Heidegger sente saudades de Hannah. Em outubro de 1927 Heidegger descobre, através de Jaspers, que Hannah está noiva. Ela continua seus cursos e a cada dia vai crescendo intelectualmente. Ele muda-se para Freiburg, para dar aulas na universidade. Ele recebe uma carta de Hannah antes disso, em que ela conta do noivado com dificuldades. Medo da reação dele? Não sabemos.
         É com Günther Stern que ela se casará.

II – Estudo Comentado

        Próximo artigo a ser comentado dentro de duas postagens: Perspectivas Sobre a Questão Alemã, mesma obra e mesma editora.

3 comentários:

  1. maravilha!!!! descobri hannah há pouco tempo...estou adorando.
    beijo

    ResponderExcluir
  2. Muito booooooomm. Estou lendo a biografia de Hanna..Ela é linda, inteligente, generosa e politicamente incorreta. Parabéns Cristian!

    ResponderExcluir